terça-feira, 12 de novembro de 2013

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS










MINI PROJETO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
APRESENTAÇÃO
 Sabemos que nem sempre “contar histórias infantis” nas creches e escolas de ensino fundamental é uma prática estimulada e valorizada, entretanto muitos educadores ainda valorizam a contação de historia, essa técnica e nada mais do que muito importante para a construção do imaginário da criança, alem, de exercer também muitos outros estímulos importantes para a criança, por isso  futuros professores podem revalorizar a contação de histórias, mostrando que isso é muito importante no desenvolvimento da criança. Com essa atividade, ela usa a sua imaginação, ou seja, cria seu próprio mundo, o “das fantasias”. O professor pode alcançar muitos objetivos por meio dela, pois ler histórias para criança é uma atividade prazerosa, com a qual poderá fazê-la expressar suas próprias percepções de mundo. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras, se divertirem, seja através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada.
A leitura dever ser cultivada desde a primeira infância. É muito importante quando a mãe conta histórias para o seu filho ainda bebê, pois mesmo sem interagir ou entender, este vai se sentindo confortável e concentrado, até o momento ao qual passa a ter entendimento do contexto criando prazer e admiração pelas histórias.
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura.  Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras.É o primeiro passo para se tornarem leitores Literários, percurso que vai se estender até o fim do Ensino Fundamental.
Ao contar uma história ele deve assumir uma postura toda especial, um tom de voz bem adequado suave e convidativo, nem alto nem baixo demais se transformando assim em um intermédio que transborde alegria fazendo com que os personagens criem vida, para que as crianças percebam isso e sejam atraídas pela leitura. Em seguida, organizar um espaço apropriado e confortável, onde todos se sintam à vontade. Para isso, pode-se utilizar além do livro, fantoche, filme, peças de teatro produzidas pelas próprias crianças, músicas, revistas e álbum seriado, o que a criatividade permitir, desde que seja bem planejado e ensaiado.

JUSTIFICATIVA
 Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto. Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura .


 OBJETIVO GERAL  
      Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura .
OBJETIVOS GERAIS
·         Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Ler, ainda que de forma não convencional;
·         Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
·         Descrever cenários e personagens;
·         Incentivar o trabalho em equipe.
·         Identificar títulos de histórias conhecidas;
·         Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
·         Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
·         Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
·         Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
·         Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
·         Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
·         Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.
 CONTEÚDOS
·      Conversas formais e informais.
·      Estratégias de leitura.
·      Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
·      Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
·      Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.


HISTÓRIAS:

·         Rapunzel.
·         Chapeuzinho Vermelho.
·         Branca de Neve e os sete anões.
·         Os três porquinhos.
·         João e o Pé de feijão.
·         Pinóquio.
·         João e Maria. 
·         Alice no país das maravilhas.
E tantas outras mais.

AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.

DICAS :
Escolher um história por semana; caracterizando-se todos os dias, mesmo que de modo variado de acordo com o componente trabalhado Ex, português, matemática, ciências, história, direitos humanos, etc. ; explorar ao máximo cada conto ( ou texto escolhido ).
 P. S - A repetição ajudará no despertar das crianças, desde a aprendizagem científica à conscientização da moral da história. É muito importante a criatividade para o trabalho semanal, do contrário tornará enfadonho para as crianças.
Sacos, caixas e fantoches de meias, palitos e dedoches fazem muito sucesso no lúdico.
Instigar, causar curiosidade é fundamental para o despertar dos meninos e meninas. Associar à contação o vídeo, assim farão paralelo da semelhança ou não da história contada.
Montar grupinhos de teatros, que sejam pessoas convidadas, como outros professores, alunos de séries maiores são bons atrativos. ( é importante se tudo seja acordado anteriormente )
É imprescindível a realização de atividades sobre a história escolhida, não importando o componente, desde que bem planejado pelo professor.
O professor deve ser conhecedor da história contada. Com isso evita-se o improviso, e as crianças seguirão confiando sempre no seu professor. O contrário seria fatal para o rendimento das crianças, uma vez é de suma importância a confianças eu os pequenos têm em nós.
ATENÇÃO  : O sarau é uma boa dica para culminar as ações realizadas, com isso os pequenos seriam os protagonistas da festa. Dramatizariam, cantariam, recitariam, etc. Tudo de acordo com o trabalho realizado.
P. S - O professor participaria ativamente das apresentações. Isso causa impacto positivo para equipe de pequenos.
REFERÊNCIAS :
Mundinho da Criança ( blog ) / MACEDO, L. C.

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